Pinho Calistenia
IMG_7462.JPG
 

Pinho 

Formação

1 - Educação Física (Universidade Federal do Ceará – UFC 2011-2014)

2 - Fitness & Health Promotion (2018) pela George Brown College – Toronto, Canadá

Resistance Trainer e Personal Trainer Certificado (CFES – Canadian Fitness Education Service)

Personal Trainer em uma das mais respeitadas academias de calistenia da América do Norte (Body By Chosen).

Comecei minha prática de calistenia em Maio de 2015 (então com 27 anos) ao ver um vídeo mostrando o que o corpo humano é capaz de realizar e o físico que é possível se obter através do treinamento com o peso corporal, também conhecido como CALISTENIA. No dia após meu primeiro treino estava tão dolorido que tive que optar pela calistenia ou musculação (o que praticava desde os 19 anos de idade - entre idas e voltas).

O inicio da prática de calistenia coincidiu com a mesma época em que estava estudando inglês seriamente (por conta própria), planejando uma possível mudança para um país de língua inglesa. Percebi que existia bastante conteúdo sobre o assunto em canais em inglês, porém quase nenhum canal postando ativamente focado em calistenia.

Em Dezembro de 2015 resolvi criar o Canal Pinho Calistenia no YouTube, para compartilhar o conhecimento adquirido nos 4 anos de universidade, mas principalmente o que me ajudou ao longo desta prática.

Este site foi criado para inspirar e ajudar pessoas, independente idade, orientação sexual e/ou nível fitness, a se tornarem a melhor versão de si mesmas. Transformando suas mentes e corpos através da prática de atividade física e viverem de maneira plena e independente.

Preparado? A mudança de vida começa AGORA.

 

“Que desgraça é para um homem envelhecer sem nunca ver a beleza e a força de que o seu corpo é capaz.”  Sócrates (Filósofo Grego)

 

Calistenia

Calistenia é um termo que vem do grego kallos(beleza) e sthenos (força). É qualquer forma de atividade física na qual se utiliza apenas o peso do corpo como forma de resistência.

A maioria das pessoas não obtêm resultados significativos com calistenia porque não entendem como estruturar um plano/programa de treinamento efetivo e adequado aos seus objetivos. Praticantes de musculação vão para a academia e seguem uma “ficha” de treino, que vai lhes orientar quanto à que exercício realizar, por quantas séries, repetições, tempo de descanso, etc. Todavia, os que caminham ou correm ao redor de alguma praça ou parque que tenha algum equipamento de calistenia utilizam os equipamentos de maneira aleatória.

A calistenia pode ser extremamente efetiva no ganho de força, massa muscular, redução do percentual de gordura. Porém para que isso aconteça existe um mínimo de conhecimento que deve ser adquirido sobre estrutura de treino (volume, intensidade e variação) e alimentação (principalmente balanço calórico). Se você ainda não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, você pode baixar o E-book Guia prático de calistenia gratuitamente, ou inscrever-se no Curso Online de Calistenia por um valor mais baixo que sua mensalidade na academia, onde abordo todos estes tópicos de maneira simples e fácil de entender, e com 100% de aplicação prática.

Você pode fazer o download do E-book e/ou inscrever-se no curso no link abaixo

escola.pinhocalistenia.com 

A calistenia é simples. Você precisa de muito pouco ou nenhum equipamento para iniciar sua prática. Pode ser praticada em absolutamente qualquer lugar. Você não precisa pagar mensalidade em uma academia. Você só precisa de um pouco de conhecimento e estar disposto a superar seus limites a cada treino.

O corpo humano foi especialmente projetado para se movimentar e se adaptar a qualquer estímulo a que é submetido. Se você se dedicar a calistenia seu corpo irá tornar-se cada vez mais forte e flexível, porém se você gastar 10 horas do seu dia sentado em um escritório ou no banco do seu carro, 8 horas deitado em uma cama e o restante no sofá assistindo TV, seu corpo vai se tornar muito bom nisso, em não se movimentar. E qualquer estímulo além disso causará desconforto.

Com rasão as doenças que mais matam hoje em dia não são as mesmas do passado. Até cerca de um século, as doenças que mais matavam era contagiosas, ou seja, transmitidas através de contato ou pelo ar. Hoje a maioria dessas epidemias foram erradicadas, enquanto as doenças que mais matam hoje (doenças cardíacas, vasculares, câncer, diabetes) são relacionadas a estilo de vida, ou seja, associadas diretamente à hábitos alimentares e nível de atividade física.

Todos queremos viver muitos anos, mas não queremos passar os últimos 20 anos de vida sentindo dor, tendo que lidar com doenças crônicas, sem liberdade para se locomover independentemente.

Fala-se muito em mente sã, mas muitos se esquecem de que é impossível ter uma mente sã com um corpo doente e fraco. Ter um corpo forte, flexível e saudável significa liberdade. Afinal, a mente comanda, porém é o corpo que executa. O corpo é o que nos permite termos uma experiência física. Um corpo saudável significa liberdade para fazer coisas incríveis, para acordar cheio de energia e livre de dores todos os dias, para ir aonde quiser sem limitações e viver feliz, satisfeito em melhorar um pouco a cada dia. Um passo de cada vez.

Bem vindo. Espero que este seja o inicio de uma nova fase da sua vida.