PORQUE MEU PROGRESSO É TÃO LENTO?

Quando o assunto é atividade física e estética, todos nós queremos mudanças impressionantes, e queremos ao mesmo tempo: AGORA.

Umas das queixas mais constantes que ouço é "PINHO ME AJUDA. NÃO ESTOU VENDO RESULTADOS". Sério. Todos os dias recebo centenas de mensagens no instagram, facebook, comentarios nos vídeos no youtube ou por e-mail. Minha primeira pergunta é: "MAS HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ TREINA?". em 90% dos casos essas pessoas estão treinando há algumas semanas (menos de 4). E para os outros 10% que relatam estarem treinando há mais tempo (6 meses ou mais), geralmente pergunto algo simples como "COMO VOCÊ DIVIDE SEU TREINO". A maioria destes falam que treinam por um aplicativo, ou definem um número "cabalístico" que seria a receita de bolo que funcionaria para todo mundo (geralmente tirado do Bro Science de academia), 3 de 12 ou 4 de 10, para todos os exercício. 

Na calistenia a carga utilizada (a não ser que você adicione peso ao seu corpo) é simplesmente o peso corporal, e obviamente esta carga não é manipulável, ou seja, você não pode aumentar e reduzir seu peso corporal para se adaptar a um determinado exercício. Portanto esse "método" de treinamento 3 de 10 (se é que podemos chamar de método) não é tão efetivo quanto seria na musculação.

Se você já leu meu e-book  GUIA PRÁTICO DE CALISTENIA ou esta matriculado no curso de calistenia você deve saber que a gama de repetições ideal para hipertrofia é entre 8 e 12 repetições. Quando a carga utilizada em cada exercício é manipulável, como no caso da musculação em que você aumenta ou reduz o peso a ser movimentado, manter-se nessa gama de repetições é possível. Assim seria alcançado um resultado ótimo para ganho de massa muscular (porém isso dependerá de diversos outros fatores como estar em superávit calórico, o restante do programa de treinamento, volume de treino, tempo de descanso, etc). Mas enfim não é disso que se trata este post. Se você quiser entender mais sobre isso recomendo que você faça o download gratuito do e-book no site escola.pinhocalistenia,com

"Então sobre o que se trata este post?"

Trata-se de sua escolha e expectativas de resultados construídas no seu subconsciente. 

"Como é a história?" 

Exatamente. Deixe eu lhe elaborar um pouco mais minha linha de pensamento. Como você sabe (ou não) nós somos seres influenciáveis e influenciadores. Se você esta lendo isso você deve ter acesso diário à alguma rede social, seja Instagram, Facebook ou YouTube. Para se ter sucesso imediato nessas redes sociais você tem que mostrar algo que impressione, aquele movimento louco do street workout, aquela transformação incrível de 3 meses, aquele abdome trincado conquistado com um circuito de 5 minutos, aquele bumbum perfeito. E isso acaba modificando pouco a pouco sua expectativa sobre você mesmo e até mesmo sobre os outros.  

Se você segue alguém com um corpo perfeito, você não vai perder seu tempo seguindo alguém que não está "naquele nível" (afinal, eu só sigo os tops"), se alguém não consegue fazer a planche não sabe de nada (mesmo que eu não consiga). Se as pessoas não fazem ou falam o mesmo que a maioria das celebridades fitness estão falando, logo o que ele fala não é válido, certo? ERRADO. 

Não se preocupe, não vou fazer deste post um discurso sobre mim. Mas sim falar sobre a influencia das mídias sociais e o corpo escultural e a vida perfeita das celebridades fitness no nosso comportamento. Se você é alguém ativo nas redes sociais obviamente não vai postar uma foto da sua experiencia na fila do banco, ou seu dia chato de trabalho sentado 8 horas na frente de um computador, ou um selfie quando você está com aquela espinha gigantesca na bochecha esquerda (ou deveria dizer bochecha na sua espinha esquerda?). Claro que você não vai postar isso. Porque? Porque isso são coisas comuns, triviais, cotidianas, ou simplesmente não nos fazer parecer bem na foto/video.

A vida dessas estrelas fitness é bem parecida. Para cada vídeo ou foto postada existem dezenas (e as vezes centenas) de tentativas fracassadas que foram descartadas pelos mais diversos motivos (o muscle up não saiu limpo, apareceu meu pneuzinho, ou simplesmente "sai feio na foto"). Mas o que é postado tem que ser perfeito, mesmo que sua vida não seja (e quer saber de um segredo: a de ninguem é, todo mundo tem problemas).

Faça uma experiência agora mesmo: vá em BUSCA no seu Instagram, você vai ver as SUGESTÕES de perfis que te interessariam. Pessoas com corpos esculturais, aquele movimento irado com a Thumbnail (imagem paralisada do vídeo) mais impressionante. É isso que você é bombardeado o tempo todo. 

Há um tempo atrás (quando as pessoas ainda assistiam TV) não era diferente. As propagandas de cerveja mostrando pessoas super felizes e mulheres com corpos esculturais, o carro dos sonhos desenhado apenas para os mais bem sucedidos profissionalmente com aquele "espírito aventureiro", etc. Imagem vende, tanto na TV do passado (não se as pessoas ainda assistem TV aberta. hahahaha) como na rede social. Se eu treino há 20 anos e faço um bulking sujo (comendo muita porcaria) e ganho 10 extra KG em alguns meses, e logo após faço um cutting agressivo em 3 meses (perdendo 15 kg), ficando super trincado, e logo passo o "Segredo" dessa transformação como sendo um novo suplemento (por falar nisso não caia nessa, não há suplemento que substitua deficit calórico). Logico que muita gente vai cair. No entanto estas pessoas não levam em consideração todos os anos de treino que resultaram naquela massa muscular que estava debaixo daquela camada de gordura que veio com aqueles 10 kg ganhos. Se você treina há alguns meses e tentar fazer um cutting vai ficar parecendo com alguém desnutrido provavelmente. Porque se você perder gordura e não tiver massa muscular por baixo dessa camada de gordura, não vai dar o mesmo efeito que deu para aquele cara que já treina há muitos e muitos anos.

Essas transformações corporais impressionantes, estes corpos esculturais conquistado "em semanas" acabam povoando o subconsciente de todo mundo que tem acesso à redes sociais. Nós queremos resultados rápidos, apesar de nada que conquistamos veio fácil, quando se trata de fitness todos caímos facilmente na famosa "pílula mágica", alguém oferecendo o segredo que ninguém vai te contar, baseado em uma nova pesquisa (cuja fonte não será revelada), a dieta mágica, o suplemento que vai te dar resultados sem muito esforço, o método de treino que vai te dar resultados de anos de treino em 4 semanas. E caímos nisso porque é este resultado que queremos: fácil e indolor. 

A barra das nossas expectativas está muito alta. E quando finalmente resolvemos tirar a bunda do sofá e soltar a porra do celular e ir finalmente treinar, ficamos desanimados com o "quão fracos somos". E para os mais perseverantes que continuam treinando por 3 semanas sem desistir (muito tempo, hein?) os resultados dos treinos já os deixam frustrados a ponto de desistir, e voltar a curtir fotos das celebridades fitness. 

Já falei isso em outros posts e vou falar novamente. Imagine sua história no treino como um livro que você vai escrevendo a cada dia de treino, a cada nova descoberta, a cada hábito alimentar que você muda. Se você treina há 2 semanas, não vá se comparar com Djan Stipke que já treina há mais de 17 anos (aos 6 anos ele competia representando a Sérvia em competições de ginástica). Se eu treino há 3 anos, não vou me comparar com os treinadores mais antigos da Body By Chosen que já treinam há mais de 15 anos. E você pequeno gafanhoto, que começou a treinar este ano, não pode se comparar comigo ou com outros praticantes mais experientes. Eu não posso comparar meu capítulo 5 com o capítulo 20 de outra pessoa. Da mesma maneira não é justo com você mesmo comparar seu capítulo 1 com o capítulo 5 de outra pessoa. O que você vê no post é o que aconteceu naquele momento, porém leve em consideração todas as tentativas mal sucedidas e os anos de treino que têm por trás daquele post. 

Por conta disso muita gente só quer apostar no cavalo que vai ganhar a corrida. É impressionante a quantidade de gente que me pergunta: "PINHO SE EU TREINAR SERIO VOU CONSEGUIR RESULTADOS EM 3 MESES?". Muitos deles ficam chateados com minhas respostas, mas eu não vou alimentar esse tipo de mentalidade. Geralmente respondo "VOCÊ SÓ VAI SABER SE COMEÇAR", e os resultados apenas virão se você for consistente e paciente.

Ninguém passa num vestibular ou num concurso lendo o conteúdo apenas uma vez. Você não consegue um handstand ou um muscle up da primeira tentativa (bom, 99% das pessoas não). E quando você consegue, você tem que continuar sua jornada para aperfeiçoar estes movimentos. Se você parar você vai perder. Se parar de treinar, sua musculatura vai voltar para o estado normal de repouso. Para que você mantenha ou ganhe massa muscular você precisa justificar. Seu corpo não vai carregar peso desnecessário, ainda mais em forma de músculo, cuja demanda metabólica é bem mais que outros tecidos, como a gordura. 

Muita gente busca uma receita mágica, mas a receita que REALMENTE FUNCIONA existe e está disponível para quem quiser aceitar a dura realidade: ESFORÇO & TEMPO. Se você não está vendo resultados está errando em algum destes pontos. Se está realmente levando seu corpo até próximo do seu limite, dando o estímulo necessário e adequado para que ele se desenvolva forte e saudável, você não esperou o tempo suficiente para colher os resultados. E se você já treina há muitos anos e não vê resultados, provavelmente esta deixando seu corpo na zona de conforto dele. E quando eu falo esforço não falo apenas do treino, falo do esforço de buscar se informar e aplicar essas informações (sejam elas sobre treino ou alimentação) em você mesmo. 

Todos nós somos diferentes, progredimos em velocidades diferentes, mesmo pegando duas crianças da mesma idade criadas na mesma casa, elas não vão evoluir e se desenvolver em tudo ao mesmo tempo. Tudo o que você fez antes de iniciar a atividade vai influenciar (positiva ou negativamente) nos resultados e na velocidade da progressão. Se você praticou capoeira, ginástica ou parkur anteriormente, certas habilidades serão transferidas para a calistenia. Se você foi uma criança sedentária, entrou na universidade muito cedo e trabalhou sentado na frente de um computador pelos últimos 5 anos, sem duvida seu progresso na calistenia será mais lento. 

Se você tem pais ativos você provavelmente foi estimulado a ser ativo. Se você vive em uma casa onde todo mundo é sedentário, e cresceu comendo coxinha com refrigerante no recreio, vai ser muito mais difícil deixar de comer certos alimentos hipercalóricos que não vão de encontro ao seu objetivo de treino.

Se você vem de um lar cristão protestante tradicional de uma igreja de cidade pequena, provavelmente você não foi encorajado a jogar futebol ou fazer atividade física constante (como o meu caso). 

Absolutamente tudo vai influenciar nos seus resultados. Não dá pra medir sua evolução baseado em outro indivíduo. Todos nós vamos responder ao estimulo do treino de maneira diferente. A maioria destas coisas você não pode mudar. Não dá pra voltar no passado e começar a ser mais ativo. 

Porém algumas coisas você tem controle. Você sabe quando você esta se esforçando no treino. Você tem o poder de escolher o que você vai colocar na sua boca. Por mais ocupado que você seja você tem uma hora do seu dia 3 vezes por semana para dedicar a uma atividade física. Se não tem este tempo, está mais do que na hora de rever suas prioridades. 

Uma coisa eu tenho certeza, se você se educar, treinar duro e de maneira segura, respeitando seus limites e escutando seu corpo, mas dando seu melhor a cada treino, e fizer isso consistentemente, com uma certa frequencia (3-7 vezes por semana), você vai obter melhores e melhores resultados ao longo do tempo. 

"Mas quanto tempo Pinho?"

Me desculpe, mas não existe um cálculo ou uma formula que alguém vai descobrir e te dar. Desista de procurar por isso. Coloque na sua cabeça que seu progresso vai ser diretamente proporcional ao tempo e esforço investidos. E não se compare com A ou B. Aproveite a dor, crie a disciplina que a cada dia vai ser menos penoso sair de casa e ir sofrer na academia ou nas barras.

Se você tem tempo para ver o seu Instagram todo dia, Assistir sua série favorita na Netflix, para ver videos no YouTube ou pra ler este post você tem tempo para se dedicar ao seu treino e para pesquisar e aplicar o conhecimento adquirido em você mesmo. E conte comigo para isso. Tenho várias ferramentas para te ajudar neste processo. Alguns videos sobre como dividir seu treino, um ebook gratuito, centenas de videos de rotinas de treino no canal, um curso de calistenia e um serviço de consultoria personalizada. 

Qualquer mudança que você fizer na sua vida, seja com relação a alimentação ou atividade física imagine como algo que você vai fazer para o resto da sua vida. Por isso amo a calistenia. posso viajar para o meio de uma floresta, mas se trouxer comigo minhas argolas vou conseguir treinar, se for para o Rio de Janeiro posso treinar nas barras na beira-mar, você precisa de quase nada. Dá pra ter um treino excelente no fim do dia em um quarto de hotel. Então se é algo que eu estou me propondo a praticar pelos próximos 70 anos, pra que a pressa?

Se eu acho que progredi pouco, é só me lembrar como foi meu primeiro treino. E se eu continuar, em 10 anos vou olhar pra trás e ver a enorme diferença se comprar comigo mesmo hoje, com apenas 3 anos de prática.

Pequenos passos. Todos os dias.