Você Realmente NÃO tem TEMPO para TREINAR? Como a CALISTENIA pode Resolver Isso

Um dos motivos que mais impedem as pessoas de investir na própria saúde, seja treinar, se alimentar bem, fazer a própria comida, é tempo. Mas as pessoas realmente não tem tempo?

Existiu um momento da minha vida (de 2011 a 2015) em que eu trabalhava como Policial Militar em Fortaleza, capital do Ceará, que eu estava realmente muito ocupado. Trabalhava a noite de 22 as 6 horas da manhã. Tinha aula todos os dias da semana, na maioria pela manha, mas poderia ir ate as 20 horas. Além de ser recém casado com todas as responsabilidades que qualquer “dono de casa tem”, como limpar a casa, colocar roupa pra lavar, pagar contas, mobiliar, etc. Além de outras responsabilidades com minha família, que todos nós temos, como levar um parente para uma consulta, levar o carro deles para a oficina, etc. Durante este tempo eu apenas malhava em academia. Nas semanas em que eu estava muito ocupado eu não ia para a academia, e na semana seguinte se surgisse algum dia eu até ia. Mas ficava desmotivado no meio do treino e acabava voltando pra casa sem completar o treino. Até porque eu tinha que sair de casa de carro para ir para academia, estacionar, revesar equipamento na academia (já que o único tempo que eu tinha disponível era no horário de pico (17 as 21 hrs), onde as academias estão lotadas. Esperava tanto para revezar equipamentos que acabava desistindo e ia fazer outro exercício, completamente aleatório. Talvez por isso que eu não tinha resultados fazendo musculação.

Como a foto abaixo prova. De janeiro de 2015.

 

Durante este período da minha vida eu pensei que NUNCA MAIS viveria um período tão apertado de tempo. Ledo engano. Vou falar sobre isso mais tarde.

Neste período eu estava correndo cerca de 5 dias por semana por 2 horas na areia fofa da praia. Eu trabalhava e acabava ficando pra correr depois do trabalho ou chegava um pouco mais cedo e corria. Mas não entendia nada sobre alimentação, ou pelo menos não aplicava na minha vida e não treinava calistenia.

Meu problema não era falta de tempo, era falta de um PLANO. Como assim?

Quando você viaja, você geralmente planeja com antecedência, compra passagens, paga o hotel, anota os programas que quer fazer, lugares que quer visitar, etc.

Quando você quer passar em um vestibular ou concurso você se planeja. Pesquisa sobre os concursos que estão por abrir inscrições, pensa nos concursos que tem um conteúdo parecido, estuda 4 horas por dia, divide conteúdo por dia, por meses e meses, etc.

Quando você compra um carro você junta dinheiro suficiente para dar uma boa entrada de maneira que não pague uma alta taxa de juros, pensa no modelo, nos itens opcionais, aro, cor, etc.

Se você quer ir morar em outro países você pesquisa sobre as maneiras possíveis de ir e ficar, se for estudar escolhe um curso, estuda inglês, junta dinheiro, pesquisa sobre lugares pra morar, etc.

Enfim, em absolutamente tudo na vida que você queira, você precisa de planejamento para ser conquistado. Porém quando se trata do nosso corpo, torná-lo forte e com um percentual de gordura saudável, a gente acha que é só fazer o que todo mundo está fazendo: correr e malhar numa academia. Pronto. Porém você não para pra pensar na maioria que faz isso não alcança resultados significativos. Não por conta da modalidade, mas por falta de planejamento. Se você faz o que todo mundo faz e como todos fazem, se contente em ter o que todo mundo tem. Mas se você quer mais, ser o melhor que você pode ser, em todos os aspectos, se prepare para planejar e executar, e alem de tudo ser consistente e paciente para ver os resultados.

Alguns meses depois (mais precisamente 5 meses), me deparei com alguns videos sobre calistenia, e fiquei impressionado com os movimentos e como estes caras eram fortes e trincados. Lembro quando ví um muscle pela primeira vez, pensei “eu consigo fazer 10 barras, consigo fazer umas 15 paralelas, então eu com certeza consigo fazer isso”. Não cheguei nem perto. Comecei a pesquisar sobre isso e vi que muitas pessoas dividiam por dia de treino e existiam algumas rotinas de treino em canais no YouTube, como no canal Barstarzz. Ja que eu malhava, eu entendi que a ideia de dividir treino, realizar séries e repetições, pensar no tempo de descanso, progressões, supersérie, e isso tudo era essencial para conseguir resultados. No dia seguinte após meu primeiro treino estava tão quebrado que não consegui ir pra academia malhar.

Daí então tive que optar por um ou outro. E os resultados vieram rápido. Em 4 meses de calistenia consegui resultados que nunca consegui com academia. Novamente, não por problema da modalidade musculação em si, mas pela minha falta de planejamento. Quando comecei a fazer calistenia fiquei pesquisando sobre isso constantemente, bem como pesquisando sobre nutrição e sua relação com atividade física. Talvez por isso obtive bons resultados logo no início.

  

Pela primeira vez na vida consegui ver um pouco de definição muscular. Chegando a ver um pouco meu abdome. Mas isso não veio automaticamente. Veio com planejamento. Perdi cerca de 10 kg entre Janeiro(quando pesava 80 kg) e Outubro de 2015.

Agora voltando ao assunto do tempo. O que realmente mudou e como a calistenia me ajudou a superar esta falta de tempo?

Durante estes primeiros 5 meses de calistenia eu fazia apenas 3 treinos por semana. Um puxar, um empurrar e um de pernas. Foi suficiente para que no inicio eu visse todos estes resultados. Sendo que dois destes treinos (empurrar e pernas) eu poderia fazer mesmo em casa em 40 minutos, antes de dormir depois de um dia longo e apertado.

Lembro que quando chegava em casa do trabalho por volta da meia noite, eu ia direto treinar na sala de casa em silêncio, fazia meu treino completo, comia alguma coisa, tomava banho e ia dormir.

Porque a calistenia é tão eficiente quando se tem pouco tempo e viaja muito. Simples, você precisa de pouquíssimo equipamento, ou até nenhum para fazer seu treino. Num treino de empurrar dois bancos altos e o chão são suficientes para mim. No treino de pernas uma cadeira é o suficiente. Apenas no treino de puxar eu precisava realmente ir ao parque para treinar. Qualquer lugar com barras ja quebra o galho. Ja treinei costas em uma arvore quando visitei minha avó no interior do Ceará. Nada que um par de argolas não resolvessem. Mas na época eu não tinha.

E quando você viaja? Não precisa ficar pesquisando sobre academia na cidade que você vai, ou ficar com depressão por ficar sem treinar pelo tempo da viagem. Geralmente quando eu viajo treino com mais frequencia do que quando estou na minha vida normal. Sempre procuro uma praça ou um parque perto do mar, em uma área verde e faço meu treino la. Não tem sentimento melhor.

Lembra quando eu disse que quando estava na PM e estudando Educação Física na Universidade Federal do Ceará eu achava que nunca viveria um tempo tão apertado quanto aquele. Porém quando cheguei no Canadá minha vida foi a mais louca e apertada que poderia imaginar. Estudando numa faculdade 8 disciplinas, trabalhando meio período na faculdade (20 horas semanais), trabalhando meio período no Starbucks, além de todas as outras obrigações de um imigrante em um país onde não conhece nada nem ninguém. No inicio negligenciei um pouco meu treino, poderia ter me alimentado melhor, mas por desculpa da rotina academia perdendo bastante peso (o que não era meu objetivo), porém não parei de treinar. Mesmo em casa, sem ir pra nenhuma academia, sem conhecer ninguém para treinar, e sem dar 100%, arranjava tempo para treinar pelo menos 3 vezes por semana. A quantidade mínima na minha opinião para adquirir bons resultados.

Enquanto você lê isso, pode ser um tempo que você poderia gastar treinando. O tempo que você gasta/desperdiça nas redes sociais poderia ser utilizado para treinar. Dicamos que você, como eu, trabalhe e estude, tenha uma família pra cuidar. Por mais que você trabalhe muito, você tem uma folga na semana. Você pode priorizar seu treino, e fazer isso logo que você acorda. Vai pro parque e treinar. Depois fica com o tempo restante para fazer tudo o que você tem para fazer.

Você geralmente chega em casa depois de um dia corrido e vai assistir sua série favorita no Netflix. Um episódio de qualquer série é pelo menos 50 minutos. Olha que coincidência: exatamente o tempo necessário para você ter um treino monstro. Ai já são dois dias de treino.

E o terceiro dia de treino? Se você esta lendo isso, se você me segue no YouTube ou no Instagram, você sabe do que eu falo, e vai encontrar tempo. Se você não encontrar, ninguém vai dar a mínima por que você não tem a aparencia que quer. Ninguém vai te dar isso. So você é capaz de conquistar. E pra isso não há atalho. Não dá pra acelerar o processo. Não dá pra ter os ganhos de 5 anos de treino e 5 meses. Mas você pode sempre dar o seu melhor, e progredir a cada dia. Alguns dias você vai se sentir mais forte que outros. Mas a vida é assim. O importante é você ser honesto consigo mesmo, e deixar de colocar culpa na sua rotina, no seu trabalho, na sua família, no seu filho que acabou de nascer, em ter acabado de se casar, e acreditar que quando casa você necessariamente tem que engordar. NÃO. Não aceite isso. Não é assim que tem que ser.

Você é capaz de ter muito mais do que o que você tem. Mas isso não vai ser dado por um suplemento, não vai ser dado de graça se você não colocar esforço. Se você não está tendo resultados se pergunte o que esta fazendo de errado. Se planeje. E execute. Seja paciente e consistente. E nunca desista.

A verdade é que ninguém dá a mínima pro quão corrido é a sua vida. Você não foi o primeiro e nem vai ser o último a trabalhar, estudar e ter uma familia pra cuidar. Você tem duas escolhas, culpar sua familia, seu trabalho e suas obrigações como estudante, mas no final das contas você fez essas escolhas. Então você tem que aceitar os resultados e consequencias dessas escolhas. Pare de culpar políticos, sua criação, sua situação financeira. Sua Saúde e sua aparência não pode ser determinada por isso.

Eu poderia escrever sobre a solução fácil e rápida para este problema, mas infelizmente eu não tenho. Se tivesse eu ja teria aplicado na minha vida. Mas eu aceito que tudo o que vale a pena não é facil de conseguir e não vem do dia pra noite. Eu aceito isso, e qualquer um que me oferecer uma solução facil e rapida para isso eu imediatamente descarto. Porque eu sei que não existe. Se existisse todo mundo na rua seria saudável, trincado, forte e bonito. O que não é a realidade que se vê nas ruas, no seu circulo de amizade, no seu trabalho, na sua família.

A triste realidade do brasileiro é que a maioria vai desenvolver uma doença crônica antes dos 50 anos, algo que vai reduzir a mobilidade delas, a maioria vai envelhecer sem independencia para fazer as atividades básicas, além de gastar muito com medicamentos e tratamentos. Sem falar de toda a dor e sofrimento que vai viver nos ultimos anos de vida.

Se você pensar nisso agora e fazer disso uma prioridade na sua vida, melhor você vai viver no futuro. Conforme envelhecemos perdemos densidade ossea e muscular, alem de flexibilidade e mobilidade. Quanto mais você trabalhar nisso agora e tornar isso um hábito, menos você vai sofrer no futuro.

Espero que isso seja motivação suficiente para você investir 3 horas das 168 da sua semana. Eu sei que você tem esse tempo disponível. Se você acha que não, não ha nada que eu nem ninguem possa fazer por você. A hora de começar é agora.