Porque você não consegue GANHAR PESO e COMO CONSEGUIR

“Ganhar peso? Você está falando sério?”

 

Sim, muita gente tem dificuldade em ganhar peso. E eu me encaixo nessa categoria.

Se você acompanha meu CANAL e meu instagram você deve ter percebido que eu como um volume inacreditável de comida de uma só vez. Mas leve em consideração que eu apenas tenho de 2 a 3 refeições por dia.

Enfim, esse texto não é sobre mim. É sobre você. Se esse é o seu caso.

Vamos lá.

Se você é jovem e/ou tem o metabolismo acelerado pode ser complicado ganhar peso. E se você pratica calistenia como sua forma principal de treinamento de resistência a situação ainda se agrava.

“Mas por que?”

Como o treino de calistenia envolve basicamente o seu peso corporal como forma de resistência, uma vez que você ganha peso, sua performance é afetada de certa forma. Questão de lógica. E você pode até pensar que perdeu força, o que pode não ser o caso. Se você ganha peso, você percebe que fica difícil manter o mesmo volume e intensidade de treino. Mas não necessariamente você perdeu força e/ou massa muscular.

Você que ganhar peso?

“SIIIIIIIM”.

Mas você quer ganhar gordura?

“NÃAAAAAAO”.

A questão é: Não é possível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo. Isso é o que a ciência fala sobre o assunto. Porém existe um caso (não comprovado cientificamente) em que é possível ganhar massa muscular e perder gordura. Que é o caso de um indivíduo muito acima do peso e sedentário. Durante os primeiros meses de treinamento de resistência, é possível ganhar massa muscular (já que esta musculatura nunca tinha sido estimulada além do que ela está acostumada), e perder gordura, se esse processo de redução de peso é gradativo, não reduzindo menos de 20% do gasto calórico basal. Enfim, assunto que irei abordar no Canal em breve. Fique ligado.

Portanto, se você não é obeso e sedentário, não é possível ganhar massa muscular e perder peso ao mesmo tempo. Uma vez que o pre-requisito indispensável para a perca de peso é déficit calórico (ingerir menos calorias que se gasta); e o pre-requisito indispensável para o ganho de peso é o superávit calórico (ingerir mais calorias do que se gasta). Ou seja, não é possível estar em superávit e déficit calórico ao mesmo tempo. Isso faz sentido pra você?

Agora vamos aos “PORQUÊS”.

Existem dois motivos principais pelos quais você não consegue ganhar peso.

1 – Medo de ganhar gordura.

Quando se está em um processo de ganho de peso, as vezes chamado de bulking é comum perceber que se ganhou uma gordurinha na barriga, ou o abdome “sumiu”, ou que se perdeu um pouco da definição, e as vezes inconscientemente você se vê comendo menos naquele dia específico, e quando você percebe que sua barriga e definição voltaram ao normal você volta imediatamente a comer mais. E se pergunta: “porque eu não consigo ganhar peso? Eu estou comendo tanto”.

Mas não é sobre o quanto você come em um único dia, é sobre o quanto você come diariamente e consistentemente ao longo de vários dias.

Tenho vários amigos que passa pela mesma dificuldade que eu: ganhar peso. E quando ele finalmente ganham peso, é comum vê-lo se queixando de uma gordurinha indesejada que apareceu. E nessa hora eles entram num processo que eu chamo de “Autossabotagem” , que é quando você traça um plano, e finalmente quando você alcança, mas percebe um efeito colateral indesejado deste resultado, você imediatamente volta a fazer algo que vai te levar na direção contraria do seu objetivo, que neste caso é comer menos.

É inevitável não ganhar gordura neste processo de ganho de peso. O objetivo deve ser ganhar mais massa magra (músculo) do que gordura deste peso total ganho.

Mas como se faz isso?

Falei sobre isso no post anterior NUTRIENTES ou CALORIAS? Qual o MAIS Importante. Se você ainda não leu confere lá.

O processo de ganho de massa magra é um processo lento e difícil. Sua musculatura precisa ser estimulada para que se ganhe massa muscular. E o máximo que se pode ganhar de massa muscular naturalmente (sem uso de drogas) com o melhor treino e a melhor dieta é de 1 a 2 libras ou 400 a 500 gramas por mês. Ou seja, é um processo bem lento, que necessita de um entendimento relativamente vasto sobre alimentação e treino. Portanto se você estiver num superávit calórico muito alto, possivelmente você vai ganhar mais gordura do que músculos deste peso total.

Então qual a melhor estratégia? Eu diria que o ideal seria ficar entre 20-30% de superávit calórico por dia. Mas não basta fazer isso por um dia, ou dois, ou três. Isso deve ser feito consistentemente ao longo de um período de 3 a 6 meses. Até que se alcance o volume muscular desejado. Então, você pode gradativamente iniciar um cuttingou seja, inciar o processo inverso, perca de peso, focado em perder gordura e preservar a massa muscular conquistada. Parece complicado, mas acredite, realmente funciona.

O que nos leva ao motivo número 2

2 – Diminuir a performance

No primeiro post do blog eu explique Porque Atletas de Calistenia/Street Workout são magros. O que acontece é que na calistenia/streetworkout você utiliza seu peso corporal como forma de resistência. Se você aumenta essa resistência (ganhando peso), automaticamente será necessário mais força para realizar os mesmo movimentos pelo mesmo número de repetições. Porém, assim como o processo de ganho de massa muscular, o processo de ganho de força é lento, mais lento do que o de perca de gordura. E se você ganha peso, mesmo que seja apenas 1 kg, isso vai afetar sua performance nos treinos.

Se você faz menos repetições ou não consegue realizar um determinado movimento com a mesma facilidade que antes, isto não significa necessariamente que você perdeu força.

Qual a solução?

Primeiro de tudo defina qual a sua prioridade. Você pode dizer: “eu quero ganhar massa muscular e perder gordura”. Tá certo. Você e a torcida do Flamengo. Já expliquei que isso não é possível. A não ser que você seja um obeso que nunca treinou.

Então foque na sua prioridade principal. Eu suponho que seja ganho de peso, já que você esta lendo este artigo até agora. E você quer que esse peso seja em sua maior parte em forma de massa muscular. Então a solução não é comer coisas altamente calóricas e processadas, e obviamente não saudáveis.

“Então qual é?”

Comece a colocar no papel o que você come e quantas vezes come por dia. Se você não consegue ingerir uma grande quantidade de comida de uma só vez, não tente manter o mesmo número de refeições. Não é nada inteligente continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. O ideal seria que você incluísse uma refeição entre as que você normalmente já realiza. Mantendo o mesmo volume de comida das refeições habituais. exemplo: se você tem 3 refeições ao dia (café da manha, almoço e jantar), inclua um lanche entre o café da manha e o almoço.

Tente manter isso por uma semana. Se você não ganhar pelo menos 1 kg, inclua mais uma refeição entre as refeições habituais. Exemplo, inclua agora mais um lanche entre o almoço e janta. Agora são 5 refeições por dia. E faça isso por mais uma semana. E continue traçando e incluindo uma refeição até você encontrar a maneira correta de ganhar peso. Utilizando esse método você será capaz de comer os alimentos corretos e mesmo assim ganhar peso. Engordar comendo porcaria qualquer um consegue.

E lembre-se de que para ganhar peso você terá que comer mesmo que você não esteja com fome. Para ter algo que você não tem você deve fazer algo que você não faz. E para ter o que você quer as vezes você terá que fazer algo que você não quer.

Então, estas são algumas dicas que me ajudaram a ganhar peso ao longo dos últimos meses. E com certeza, se você seguir isso, aplicar este conhecimento e ser consistente no seu plano alimentar e no seu treino você também vai alcançar resultados.

Esta foto é de quando eu tinha 17 anos. Um ano antes de começar a treinar. Leva tempo, mas vale a pena.

 

Se você quiser entender mais sobre este assunto e outros aspectos relacionados a calistenia e como obter resultados treinando apenas calistenia você pode baixar gratuitamente meu e-book Guia Básico de Calistenia: tudo o que você precisa saber para iniciar seus treinos.

Leia os outros posts do Blog.

Treine duro, mas treine de maneira inteligente. Tenha o conhecimento como seu aliado, mas coloque este conhecimento em prática. Você não vai conseguir nada se apenas ler estes artigos ou assistir videos de treinos na internet. Você vai conseguir resultados se treinar consistentemente da maneira correta.

Deixe seu comentário.

Abraço e até a próxima.