Quanto Tempo é Necessário para Ver Resultados?

Todo mundo adoraria ver o futuro e saber se o que elas estão fazendo, em termos de atividade física vai dar realmente resultados visíveis e se, sim, qual o prazo exato para ver essa impressionante transformação. Isso nos pouparia perder tempo com algo que não vai dar realmente resultados.

Antes de responder a pergunta que todo mundo quer saber (“quanto tempo para ver resultado na calistenia” ?), eu vou explicar por que isso é um pensamento nocivo que pode corroer seus planos e te frustrar para sempre, em termos de atividade física.

Nossa sociedade é extremamente viciada em resultados rápidos. Quanto tempo é necessário para aprender inglês? quanto tempo para perder barriga? quanto tempo para ter 100.000 inscritos no meu canal no youtube? quanto tempo para ganhar músculos? etc, etc, etc. As pessoas querem um resultado imediato para todos os seus problemas e frustrações. Querem construir uma carreira de sucesso em um mês. Ganhar massa muscular em 2 semanas. Perder barriga em 5 minutos. O problema é: tudo isso leva tempo. Existe etapas que precisam ser experienciadas e não podem ser puladas.

Seria maravilhoso se existisse uma pílula mágica que te transformasse em um atleta do dia pra noite sem nenhum esforço, não é verdade? Se fosse assim, todo mundo na rua teria um abdome definido, musculos, e um corpo de dar inveja. Mas o que acontece é o contrário, a maioria das pessoas são fora de forma e sofrem com dores, fraqueza e falta de energia, fruto de suas próprias escolhas.

Nos meus últimos dois posts eu falei sobre ganho de peso, mais especificamente ganho de massa muscular. Se você os leu, sabe que de acordo com a ciência apenas é possível ganhar no máximo de 1 a 2 libras de massa muscular por mês naturalmente (sem usos de esteroides), ou seja, 400 a 800 gramas por mês, com o treinamento adequado, nutrição ótima, e com uma ajudinha da genética. Ou seja, se uma estrela fitness ou o (des)instrutor da sua academia estiver te vendendo um suplemento que te promete ganhar 4 kg de massa muscular em um mês, não adianta denunciar no DECON. Isso é impossível de acontecer, e uma vez que você deu seu dinheiro de livre e espontânea vontade não há o que ser feito. Só resta aquela sensação horrível de ter sido enganado.

Todo mundo quer uma solução rápida. Algo que vá poupar o esforço pessoal necessário para alcançar um determinado objetivo. “Nada de treinar por 5 anos para conseguir meu objetivo, eu quero agora, e pra isso eu estou tomando pre-treino, pos-treino, albumina, whey, creatina, maltodextrina, caseina, l-carnitina, cafeina e tríbulos terrestres”. Mas se seu treino for uma bosta, sua alimentação um desastre e você encher a cara de cerveja todo fim de semana não há suplemento no mundo que seja capaz de te dar o físico que você pretende ter.

Essa pressa por resultado faz com que a maioria das pessoas busquem atalhos, o que geralmente as levam a resultados desastrosos. Para ganhar dinheiro rápido muitos políticos brasileiros se envolveram em desvio de dinheiro, e o resultado está ai: todos com medo de serem presos na próxima fase da operação Lava-Jato.

Os sites de vendas estão cheios de produtos com preços baixíssimos, aparentemente uma oferta imperdível. Tenho um amigo que na pressa para fechar um ótimo negocio comprando um apartamento perdeu 50 mil reais e descobriu mais tarde que o correto havia vendido o mesmo apartamento para 5 pessoas, e nenhuma delas poderia ficar com o imóvel, já que toda a documentação passada era falsa. O corretor pegou 50 mil de cada e fugiu sem deixar pistas. E olha que a maioria destes compradores eram amigos meus policiais. Só restou a frustração e o sentimento de culpa.

É possível aprender um idioma em 1 ano morando no Brasil. Eu consegui, minha mulher também (morando aqui no Canadá). Mas não pense em tempo contando o primeiro dia que você começou até um ponto no futuro. Pense em horas dedicadas a isso. Quando estava no Brasil e realmente comprometido com o plano de vir morar no Canada, eu sabia que teria que fazer um teste de inglês para poder ser aceito na instituição de ensino o mais rápido que eu pudesse. E pra conseguir isso eu estudei todos os dias (sem dias de folga) por seis meses, de 4 a 10 horas por dia. Mas não era em uma sala de aula, eu assistia filmes, assistia videos sobre calistenia de canais em inglês, conversava com pessoas nativas no inglês pelo skype, por email, whatsapp, procurava gringos na minha área de trabalho para praticar, fazia o que eu podia pra colocar o inglês no meu dia a dia.

Considerando este exemplo, vamos a matemática. Eu estudei por 6 meses ou 180 dias, digamos uma média de 6 horas por dia. Isso dá um total de 1080 horas. Uma escola de idiomas no Brasil ensina em média duas aulas por semana de duas horas. Em 5 anos estudando em uma escola de idiomas, se não houver férias, nem feriados coincidindo em dias de aula, seriam somados um total de 1040 horas. Ou seja, você pode aprender um idioma novo em 6 anos ou 5 anos? A resposta como sempre é: depende.

Mas depende do que?

Depende do seu objetivo, da sua dedicação, motivação, do método que você escolheu para aprender, do seu humor no dia, enfim, depende de diversos fatores.

Em primeiro lugar você precisa definir seus objetivos, e se o método que você escolheu se adapta ao seu objetivo, estilo de vida, etc. Por exemplo, se você que ser um fisiculturista e competir em campeonatos calistenia definitivamente não é o mais apropriado. É possível, sim. Mas vai levar mais tempo, o que muita gente não está disposta em aplicar, demandar muito mais esforço do que na musculação e exigir um conhecimento relativamente vasto sobre progressões e variações de exercícios utilizando apenas seu peso corporal.

Essa pressa por resultados leva muita gente a ser enganada por produtos que na realidade não funcionam. Isso poderia ser evitado se essas pessoas fossem melhor informadas e não fossem tão viciadas em resultados (ou promessas de resultados) imediatos.

A questão é, não apenas na calistenia, mas em qualquer coisa que você deseja melhorar, seja aprender um novo idioma, crescer um negócio, construir uma amizade verdadeira, ganhar o físico dos seus sonhos de forma saudável, ganhar músculos, aprender uma habilidade, quanto mais tempo e esforço você investir nisso melhor você vai se tornar nisso.

Tudo o que vale a pena se ter leva tempo para ser construído. A internet está cheia de produtos fraudulentos vendendo atalhos. “Perca gordura em uma semana com esse chá verde das ilhas canárias”; “Tome esse suplemento que deu a esse cara o título de Mr Olimpia”; “Ganhe 5 mil reais trabalhando em casa 2 horas por dia”; “Aumente seu pênis em 3 semanas”. E a lista vai longe. Todos nós sabemos que nenhum destes produtos vai entregar o que prometem. Mas mesmo assim todos os dias milhares de pessoas são enganadas buscando um atalho que vai cortar todo o esforço pessoal necessário para alcançar os resultados desejados.

Quando alguém me pergunta quanto tempo para obter resultados com calistenia eu geralmente fico meio puto (me perdoem a expressão), por que geralmente essas pessoas nem iniciaram os treinos ou estão treinando há menos de um mês. Calistenia não é para todo mundo. Quer dizer, ela pode ser praticada por qualquer pessoa, pois não necessita de nenhum equipamento e qualquer um, independente do sexo, idade ou nível de aptidão física para se inciar os treinos. Mas digo que não é para fracos e espertalhões, que buscam por atalhos. Para conseguir seu muscle up, você tem que fazer por merecer. Para ganhar massa muscular você tem que abrir mão das piruetas e “moves” por um tempo e progredir mais lentamente, já que você vai estar carregando mais peso do que os esqueletos que voam nas barras. Para perder gordura você vai ter que abrir mão da coca cola de toda refeição.

Você tem que abrir mão de algo que você tem e gosta, mas que está te impedindo de alcançar seus objetivos. E não há produto que substitua o esforço pessoal e a consistência que deverá ser aplicada a cada dia de treino durante meses, anos, décadas.

Mas para dar uma resposta eu diria que qualquer um que treinar consistentemente, pelo menos 3 vezes por semana durante 6 meses vai conseguir um progresso visível. E seu entendimento sobre alimentação e divisão de treino vai acelerar esse processo. Se você deseja entender mais sobre isso, baixe gratuitamente meu ebook Guia Prático de Calistenia e entenda mais sobre a ciência por trás do treino de calistenia.

Calistenia é para verdadeiros guerreiros. Não apenas no corpo, mas na mente. Um verdadeiro praticante de calistenia deve estar disposto a pagar o preço e esperar o tempo necessário para alcançar o que quer. E não aceitar não como resposta. Sempre se superar a cada treino. E o resultado vai falar por si só. Se não amanha, em um mês. Se não em um mês, em um ano. Se não em um ano, em dez. O segredo é nunca desistir. Pratico calistenia há apenas dois anos. E muito ainda tenho pela frente. Pequenos passos todos os dias.

Continue treinando. Sem desculpas. Você é o único responsável e o único capaz de conquistar seus objetivos. Ninguém vai te dar isso. Eu posso te ajudar com a informação necessária, mas não posso treinar por você, suar por você.

Avante gorilas